EXTRA… ESPECIAL… AMARGA…CERVEJA!

A escola Inglesa é uma das mais tradicionais. Os estilos ingleses, todos de alta fermentação, possuem características marcantes que remetem, a um apreciador, a identidade exata da escola inglesa logo no primeiro gole. Com baixa carbonatação, presença de lúpulos existentes no próprio Reino Unido em sua maioria, mais secas e consumidas nos chamados pint, essas cervejas ficaram conhecidas como bitters ou apenas ale.
Com o passar dos anos e das inovações de receitas, utilização de novas e mais matérias primas, as bitter ingleses foram evoluindo e ganhando mais corpo, mais teor alcóolico, mais malte, mais lúpulo e mais sabor. Existe um espectro amplo em relação à presença e força das matérias primas nessas cervejas, de modo que essa é a diferença principal entre uma Ordinary Bitter, Special Bitter, Extra Special Bitter, English Pale Ale e uma India Pale Ale, ou seja, a concentração da presença sucessivamente maior das matérias primas e álcool.
Extremamente tradicionais, a cultura cervejeira inglesa remonta a ingleses na porta dos PUBs com seu pint na mão apreciando uma boa ale ou bitter.
A ESB, sigla para Extra Special Bitter, é um estilo classicamente inglês, sucesso por todo o Reino Unido e com raízes históricas fincadas na tradição e jeito de se fazer cerveja dos ingleses.
A cervejaria Campinas conseguiu produzir um excelente exemplar de uma ESB autenticamente inglesa e se consagrar com diversas premiações para esse rótulo. Ela estará no Clube to Beer desse mês para os assinantes Exploradores e Desbravadores.
Aproveite para curtir o aroma e sabor de lúpulos terrosos ingleses e, ao degustar a breja (bitter ou ale), pense na tradição de muitos e muitos anos reproduzidos e resumidos no seu copo. Ou melhor, no seu pint.
Saúde!