Clube To Beer

Blog

- por em Cerveja, Larissa Dantas, Mestre Cervejeiro 0

India Pale Ale para todos os gostos. Vamos?

por Larissa Dantas

O estilo Ipa é o preferido de 5 em cada 10 cervejeiros especiais no Brasil. Esse estilo data de meados do longínquo século XVIII na Inglaterra. Sua idealização ainda é controversa. A maioria prefere a versão romântica que sugere uma história de viagem às Índias e a necessidade de se “lupular” a cerveja para que ela conseguisse atravessar o Oceano chegando ao seu destino sem estragar. Até porque já se sabe, desde o século XII via relatos da monja beneditina alemã Hildegarda De Bingen, que o lúpulo tem propriedades conservantes e bacteriostáticas.
Apesar de ser fortemente consumida no Brasil e possuir tantos anos de história, os brasileiros preferem o estilo americano no lugar do inglês. E o que difere um do outro? Simples: o próprio lúpulo! Os ingleses utilizam quantidades de lúpulo menores e que contribuem com o equilíbrio da cerveja gerando um amargor médio a médio alto com um aroma mais terroso. Já o estilo americano ganha doses exageradamente deliciosas de lúpulos provenientes da terra do Tio Sam, ou seja, lúpulos cítricos e frutados.
Além disso, os americanos se especializaram em pesquisar, inovar e fabricar ipas diferentes com o fermento Conan que trouxe características novas tanto no visual quanto no sabor. São as New England India Pale Ale (NEIPA) também conhecidas como Juicy Ipa ou Vermont Ipa.
Fato é que as English Ipas são estilosas, clássicas, equilibradas e que remetem a história. Já as americanas remetem a inovação, amargor e explosão de aromas.
Na dúvida, leva uma de cada.
Saúde! Cheers!
Larissa Dantas é Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pelo Instituto de Cervejas Brasil

Post navigation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *