Não se engane

Quando você entra no supermercado para comprar aquela cervejinha para o fim de semana e se depara com gôndolas lotadas de inúmeras marcas distintas e lê no rótulo Pilsen ou Premium, você acredita que ela se trata de uma cerveja do estilo Pilsen. Mas não se engane, cerveja do estilo Pilsen é muito diferente do que a propaganda prega e, apesar desta ser a alma do negócio, muitas vezes ela é enganosa.
As cervejas do estilo Pilsen ou Pilsner são de baixa fermentação, ou seja, são cervejas tipo lagers originárias da República Tcheca, da cidade de (adivinhe?) Pilsen, produzidas pela primeira vez no longínquo ano de 1842, quando o Brasil Império se via enfrentando as Revoltas Liberais. Foram idealizadas por produtores que buscavam uma cerveja mais límpida e translúcida para serem servidas nos novos copos de cristais da região da Boêmia. Tanto que, com o passar dos anos, a Pilsen foi fabricada em outros países e se transformou em diversos subgrupos (como a German Pilsner e a American Pilsner), mas a original se chama Bohemian Pilsner, em homenagem ao seu local de origem.
Uma cerveja do estilo Pilsen verdadeira apresenta entre 20 e 45 IBUs (unidades de amargor de uma cerveja), é refrescante, tem um aroma rico e o sabor revela um grande equilíbrio entre o malte e o lúpulo, com um amargor perceptível. Sua espuma é branca, densa, cremosa e duradoura.
Como se pode ver, muito longe das brejas das macrocervejarias que possuem, no máximo, 15 IBUs, um baixíssimo amargor, corpo de baixa densidade, quase que insossas e proibidas de serem consumidas se não estiverem “estupidamente geladas”.
Porém, não vale demonizar essas cervejas mainstream, pois todo conhecedor de cervejas especiais/artesanais começou um dia com uma Standard American Lager. Sim, essa é a classificação dessas cervejas, mas duvido que você encontre esse grande nome num rótulo das macrocervejarias, ao menos não aqui em terras tupiniquins.
Uma American Lager tem sim o seu lugar quando feita com matéria prima especial e sem adjuntos como a Lager Javali presente no clube desse mês, uma cerveja altamente refrescante para os dias de verão, impossível de parar na primeira.
Mas não deixe que o marketing confunda o seu paladar, não compre uma mainstream cujo nome é Pilsen sem ser! Prove uma Pilsen verdadeira e descubra a diferença! Cheers!