Clube To Beer

Blog

- por em Cerveja, Dicas, Larissa Dantas 0

Por que são especiais?

por Larissa Dantas

O termo muito utilizado para identificar as cervejas do mercado que possuem características únicas, sabor diferenciado, ingredientes variados e método específico de fabricação é especial. E porque consideramos essas cervejas especiais? Por vários e variados motivos.
Primeiramente quem produz uma cerveja especial e/ou artesanal é o mestre-cervejeiro dono da cervejaria. Nunca aquele ditado “o que engorda o boi é o olho do dono” fez mais sentido no mundo cervejeiro. Aquele que tem a ideia de produzir uma cerveja artesanal geralmente é um apaixonado pelos sabores e mundo da cerveja, estuda muito para ter o conhecimento, arrisca nas inovações e realiza tudo com muito amor. Isso torna o seu trabalho especial.
Outra questão importante é que as cervejas especiais são quase que manufaturadas. Tudo na sua fabricação é detalhada, rebuscada e, exatamente por isso, passa longe das cervejas vendidas em grande escala cuja elaboração obedece a termos industriais. Logo, essa forma de fazer é também especial.
Fora isso, sempre que uma cervejaria produz uma cerveja especial/artesanal ela está resgatando uma tradição secular. Resgatar e valorizar tradições é algo especial e único.
Existe uma gama de ingredientes utilizados na fabricação dessas cervejas que não ficam presas ao lugar comum. Como são muitos os estilos e receitas de cerveja existentes, a mistura e inserção de ingredientes dos mais variados faz com que essa bebida se torne algo especial.
Exatamente por ter a liberdade de utilizar ingredientes variados é que no processo de escolha dos mesmos em muito se dá valor à cultura local, pois muitos ingredientes são da origem local das cervejarias, especialmente as frutas. Valorizar a cultura local, claro, que é algo especial.
Com tantos ingredientes, podemos perceber que degustar uma cerveja especial/artesanal é um grande estímulo sensorial e uma viagem ao mundo gastronômico devido à variedade de ingredientes e formas de se fazer uma receita. É o aroma, o tasting, a percepção visual de coloração, enfim, uma verdadeira experiência. E experimentar algo assim se torna especial.
Quando se bebe cervejas desse tipo, inevitavelmente acabamos bebendo menos, porém bebemos muito melhor. Ou seja, bebemos, mesmo que involuntariamente, de forma moderada.
E por fim, podemos afirmar categoricamente que os momentos onde desfrutamos dessa bebida de tantos sabores e saberes quase sempre é feita com amigos, parceiros e parceiras, pessoas que valorizamos estar com. Nada mais especial que desfrutar momentos como esses.
Por isso, aproveite o momento de degustar as cervejas especiais com os amigos e familiares. Isso sim é mais que especial.
Cheers!

Larissa Dantas é Sommelier de Cervejas e Mestre em Estilos pelo Instituto de Cervejas Brasil

Post navigation

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *