- por em Dicas, Larissa Dantas 0

Quem deixará a cerveja esquentar no copo?

A economia retraiu. O Brasil entrou em crise. Nosso suado dinheiro ficou curto para gastá-lo nas nossas alegrias líquidas.

Como explicar então a quantidade impressionante de cervejarias e produtos diversos lançados, alguns muito bons e, não dá para negar, outros péssimos, jogados e despejados numa velocidade ímpar nas gôndolas de supermercados ou lojas especializadas do mercado cervejeiro brasileiro?

Apesar da retração econômica, a confiança num mercado cervejeiro pleno e produtivo salta aos olhos de qualquer observador mais criterioso.

Ver grandes empresas mudando o foco da sua linha de produção e de sua publicidade, como nos casos recentes da Skol Hops e da linha puro malte de estilos variados do grupo Itaipava, nos mostra que o mercado de cervejas especiais, mesmo em tempos de crise econômica, se mostrou forte o suficiente para os cervejeiros de todos os segmentos continuarem investindo e acreditarem no seu crescimento.

Apesar de termos um mercado nacional ainda muito influenciado pela onda cervejeira norte-americana, muitas das novas cervejarias resgataram estilos ingleses e alemães pouco produzidos no Brasil. Essa estratégia acaba cativando aquilo que os cervejeiros mais gostam: a pluralidade dos estilos disponíveis. Além disso, alegra-nos ver a criatividade dos mestre-cervejeiros ao misturar estilos tradicionais com o jeito brasileiro de fazer cerveja.

Como todo mercado, a concorrência está aí para fazer dos melhores as primeiras opções. Cervejas, no dito popular, bem feitas, serão sempre bem vindas e terão lugar no coração e paladar do público. Aliar produção eficaz e mínimo desperdício com qualidade nos insumos e no preparo, parecem ser os fatores decisivos na diferenciação de quem continua a crescer junto com o mercado cervejeiro ou quem deixará a cerveja esquentar no copo.

Enquanto isso, nós aqui do Clube to Beer continuaremos rodando o Brasil a buscar as melhores novidades desse mercado apaixonante, encantador e próspero.

Saúde! Cheers!

Larissa Dantas é Sommelier e Mestre em Estilos de Cerveja pelo ICB,