- por em Cerveja, Dicas, Mestre Cervejeiro, Pablo Santiago 0

Tradição e mística: os segredos das Trapistas!

por Pablo Santiago

Confesso que foi um pouco difícil escrever sobre o tema de hoje, isso para não dizer que tentei por várias vezes iniciar o texto e não tinha ideia de por onde começar. Tenho que dizer que isso aconteceu pelo fato de ter que mencionar algo que é produzido por pessoas que conseguem ser ao mesmo tempo tão humildes quanto sábias, e que se tornaram referência no que se trata de produção e aprimoramento da cerveja.

Com as suas vidas baseadas no silêncio, renúncia e obediência, os monges vivem reclusos em mosteiros se dedicando ao estudo, trabalho e oração. Esses religiosos conquistaram o merecido destaque no mundo cervejeiro através do seu vasto conhecimento e forma de viver. Seguindo o lema Benedito, “ora et labora”, um dos seus princípios fundamentais que significa reza e trabalha, conheceremos um pouco mais da sua relação com a cerveja.

Pelo propósito que escolhiam viver, em determinadas épocas do ano, os monges passavam por longos períodos de jejum, e sem poderem ingerir algum tipo de comida, apenas beber, o consumo da cerveja era muito comum, por causa das impurezas encontradas na água daquela época. Através de sua dedicação e conhecimento, os bondosos habitantes dos mosteiros conseguiram desenvolver refinadas técnicas na produção da bebida, para que pudessem fazer da mesma uma grande fonte de alimento necessária, o que resultou diretamente num significativo aumento de sua qualidade.

Com o intuito de sustentar os mosteiros, os monges tiveram a iniciativa de produzir e comercializar alguns produtos como pão, mel, carne, queijo, chocolate, cosméticos e até mesmo algumas bebidas, dentre elas, a cerveja. Esta última, que se tornou uma rara preciosidade ganhou o gosto, não só de quatro, mas de todos os cantos do mundo, que queriam conhecer e degustar uma cerveja trapista.

Diferente do que muitos pensam, não existe um estilo de cerveja trapista. O nome surge a partir da Ordem dos Cistercienses da Estrita Observância, que foi fundada em 1662 no mosteiro de Notre-Dame de La Trappe. Com regras muito rígidas e padrões de qualidade especialmente rigorosos, o selo de autenticação da cerveja trapista, se torna uma honraria para quem o possuir.
Como exemplo disso, existem em todo o mundo 171 mosteiros trapistas, mas apenas 11 deles podem reconhecer e comercializar as suas cervejas dessa forma.

As 11 Trapistas

Para que a cerveja seja considerada trapista ela deve seguir as regras da Associação trapista internacional, que visam assegurar a sua autenticidade e altíssima qualidade. A cerveja deve ser fabricada nos mosteiros trapistas pelos próprios monges ou sob supervisão dos mesmos; A cervejaria deve ser subordinada ao mosteiro e deve seguir uma cultura empresarial condizente à vida monástica; A cervejaria deve ser praticamente filantrópica, uma vez que os recursos são para o sustento dos monges e para a preservação da abadia. O que sobra é usado em causas sociais ou doado para pessoas carentes; E a cerveja trapista deve ter uma qualidade impecável, permanentemente sendo controlada.

As cervejas trapistas não são apenas ricas em história, podendo também serem reconhecidas pela riqueza encontrada em suas peculiares características. Cada mosteiro tem as suas técnicas e fórmulas de preparo da bebida, resultando num pequeno, porém diversificado leque de opções da mesma. Geralmente bem encorpada, esta maravilha pode possuir um sabor baseado no amargor que varia entre o leve e o intenso, ou até mesmo, em toques um pouco mais doces e suaves. Sendo muitas vezes apresentada em tons amadeirados, essa excepcional cerveja pode despertar prazerosas sensações por causa da maciez e cremosidade que deixa na boca, assim como traz a leveza através de seus aromas frutados.

Antes de encerrar, preciso agradecer a todos que leram essa postagem aqui, e dizer que apesar de grande, o texto não se tornará um filme. Hahaha.

Experimentem nossas Trapistas aqui!

#HarmonizeAgora #Cheers